De maneira simples e objetiva, o oftalmologista é o médico responsável por fazer os diagnósticos, prevenções, tratamentos e acompanhar as doenças oculares.
Já o oculista é um termo usado antigamente que, para as pessoas em geral, quer dizer o mesmo que oftalmologista. Porém, na verdade, o oculista deve ser entendido como o profissional que corretamente interpreta as receitas passadas pelo oftalmologista, consertando e fazendo a manutenção das lentes e dos óculos, além de orientar os melhores tipos de lentes e armações para cada caso. Logo, o oculista não é medico, apesar de ser um profissional importante para aqueles que precisam de óculos.
E o optometrista? Bem, suas funções também se diferem das do oftalmologista, principalmente quanto ao aprofundamento na avaliação da saúde ocular, já que o optometrista faz uma avaliação primária da saúde visual, enquanto o médico oftalmologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto de problemas visuais nos casos de correção de grau, quanto de doenças do globo ocular, como o glaucoma, doenças da retina ou a catarata, atuando também na sua prevenção, ministrando medicamentos e procedimentos.
Em resumo, para se ter uma avaliação completa da saúde dos seus olhos, você deve passar antes por um oftalmologista. Ele que, conforme o estado da técnica da medicina, vai poder te dizer se os seus olhos estão realmente sãos ou não. E para isso, você sabe que sempre pode contar com nossos especialistas do Instituto da Visão de Cascavel! Agenda já sua consulta antes de fazer aquele óculos e usar aquelas lentes de contato que você tanto queria usar, mas sempre com segurança!