Agende sua consulta: TELEFONES: (45)2101-1155 | TIM (45)99911-0095 | VIVO (45)99155-0155

< Ver todas as Doenças

Doutores responsáveis


Daltonismo

O que é Daltonismo ?

Também chamado de discromatopsia ou discromopsia, é uma alteração da percepção visual, caracterizada pela incapacidade de diferenciar as cores. A retina contém dois tipos de células chamadas de cones e bastonetes, são elas que iniciam o processo da visão. Os bastonetes funcionam melhor quando o olho está adaptado ao escuro, ou seja, visão noturna. Estes não podem diferenciar as cores e se localizam na periferia da retina. Os cones funcionam quando a retina está adaptada à luz e apresentam grande capacidade em diferenciar as cores, localizando-se na região central da retina.

Sintomas

Os sintomas só são percebidos por seguidos erros na percepção das cores. Por exemplo: todos enxergam azul e você está vendo verde. Quando isso acontecer, recomenda-se fazer o Teste de Ishihara, o qual pode ser acessando clicando aqui. Caso você tenha alguma dificuldade em fazê-lo, é bom procurar um oftalmologista. aqui=http://www.testesonline.com.br/fazer-teste-online/teste-de-daltonismo

Tratamento

Assim que diagnosticado, não existe tratamento para corrigi-lo. Para diminuir os efeitos desta anomalia, de forma a permitir uma condição de vida praticamente normal, o portador precisa aprender a conviver com estas características e criar um padrão próprio para a diferenciação de cores. No entanto, em alguns casos, acabará denominando-as com percepções diferentes.

Prevenção

Daltonismo é um problema genético relacionado ao cromossomo "X". Por esse motivo, ocorre com maior frequência entre os homens, sendo que 8% deles possuem alguma dificuldade para diferenciar o vermelho do verde. Sendo assim, não é possível evitar o aparecimento deste problema, uma vez que ele é congênito e irreversível.