Agende sua consulta: TELEFONES: (45)2101-1155 | TIM (45)99911-0095 | VIVO (45)99155-0155

< Ver todas as Doenças

Doutores responsáveis


Ceratocone

O que é Ceratocone ?

É uma doença que se caracteriza pelo afinamento e pela deformação progressiva da córnea, atinge sobretudo adolescentes e adultos jovens. Um fato importante observado em pacientes com ceratocone é o hábito de coçar constantemente o olho. Este pode ser um fator de risco importante para a progressão da doença. Em razão da maior procura pela cirurgia a laser para a cura da miopia, o diagnóstico do ceratocone aumentou muito nos últimos anos. Isto porque o paciente se submete ao exame de topografia corneana, que avalia o formato da córnea e permite identificar a presença do problema.

Sintomas

Tudo começa com o paciente sentindo desconforto visual, dor de cabeça e fotofobia. Mas os sinais mais contundentes são aparecimento de miopia, elevado grau de astigmatismo irregular e acentuada baixa da acuidade visual - com frequente troca das lentes dos óculos. Em estágio mais avançado, os óculos já não resolvem mais e as lentes de contato passam a ser a opção para correção da visão. Em grande parte dos casos, a tolerância às lentes costuma ser baixa, o que inviabiliza a adaptação às mesmas.

Tratamento

Quando óculos e lentes de contato não conseguem "frear" a perda da acuidade visual, o último recurso, até alguns anos atrás, era o transplante de córnea. Técnicas como o crosslinking e o anel de Ferrara cessar a progressão da doença e melhorar a deformidade da córnea, provocando uma melhora na acuidade visual. O crosslinking é uma técnica que visa o fortalecimento da córnea e, consequentemente, a estabilização da doença utilizando riboflavina e radiação UV. O Anel de Ferrara, por sua vez, consiste no implante de anéis intracorneanos para corrigir a deformidade e fortalecer a córnea, diminuindo o astigmatismo. Utilizadas em pacientes que ainda estão nas fases iniciais da doença, estas tecnologias apresentam baixo grau de rejeição. O anel e o crosslinking são procedimentos rápidos e indolores, sendo possível ao paciente retornar às atividades normais em pouco tempo.

Prevenção

A medida mais básica para evitar o ceratocone é não coçar aos olhos quando estes estiverem irritados. Se isto acontecer com frequência, o melhor a se fazer é procurar logo um oftalmologista a fim de que um problema simples não se agrave. Quanto mais cedo o ceratocone for diagnosticado, mais eficiente será o tratamento.