Agende sua consulta: TELEFONES: (45)2101-1155 | TIM WhatsApp (45)99911-0095 | VIVO (45)99155-0155

< Ver todas as Doenças

Doutores responsáveis


Catarata

O que é Catarata ?

Consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. Com isso, ocorre uma diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença). Existem cinco tipos de catarata: senil (mais comum, em decorrência do envelhecimento, surgindo mais frequentemente após os 55 anos de idade), congênita (por doenças da mãe, durante a gravidez, que atingem o feto), traumática (após acidentes que danificam os olhos), diabética e medicamentosa (pelo uso prolongado de corticoides).

Sintomas

Os mais frequentes são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração.

Tratamento

Felizmente, catarata tem cura. O tratamento é cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular (LIO). É indicada para pessoas cuja doença esteja provocando limitações em suas atividades habituais. Esse procedimento é realizado sob anestesia local (absolutamente indolor) sem a necessidade de internação hospitalar. A qualidade de visão com a LIO é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato.

Prevenção

Ter uma vida saudável é o primeiro passo para diminuir as chances de surgimento da catarata. Por isso, o paciente precisa evitar consumo de álcool e tabaco, consumir legumes folhosos e escuros (ricos nos antioxidantes luteína e a zeaxantina) e alimentos ricos em vitaminas C e E, e praticar exercícios físicos. Proteger os olhos da luz solar e dos monitores também contribui para reduzir as possibilidades de se formar uma catarata. Outro cuidado importante é se consultar com seu oftalmologista uma vez ao ano e, se diagnosticado com a doença, fazer o tratamento prescrito pelo profissional o mais rapidamente possível a fim de evitar complicações futuras.