Agende sua consulta: TELEFONES: (45)2101-1155 | TIM (45)99911-0095 | VIVO (45)99155-0155

< Ver todas as Doenças

Doutores responsáveis


Buraco de mácula

O que é Buraco de mácula ?

É uma interrupção das camadas da retina na área central da visão. Isso ocorre devido a alterações da interface vitreorretiniana (superfície que demarca o limite entre o corpo vítreo e a retina), decorrentes do envelhecimento.

Sintomas

Os principais sintomas do buraco de mácula são: perda visual progressiva, distorção das imagens e mancha (ou falha) na visão. O diagnóstico é feito através de um exame detalhado da área central da retina, que inclui mapeamento, biomicroscopia de fundo e tomografia de coerência óptica (OCT). Histórico de buraco de mácula no outro olho, idade acima de 60 anos, sexo feminino, doença vascular da retina, trauma ocular, diabetes e alta miopia são fatores de risco para o aparecimento da doença.

Tratamento

O tratamento é cirúrgico (vitrectomia), sendo dependente do estágio em que o problema se encontra e do tempo de duração dos sintomas. Este procedimento consiste na operação do corpo vítreo, fluido gelatinoso que preenche o interior do globo ocular. É indicada no tratamento de diversas doenças oculares, como retinopatia diabética, descolamento de retina e tromboses venosas. Precedida por exames oftalmológicos e seguida por uma sequência de procedimentos pré-operatórios, a vitrectomia também é realizada em casos de infecções intraoculares, complicações decorrentes da cirurgia de catarata, descolamento de coroide seroso ou hemorrágico, dentre outros. A internação ocorre, normalmente, no dia da operação.

Prevenção

Não existem maneiras eficazes de evitar o surgimento do buraco de mácula, mas consultas regulares ao oftalmologista permitem a detecção precoce do quadro. Com isso, o paciente consegue se tratar de um problema antes que este se agrave e comprometa a qualidade da visão.