Agende sua consulta: TELEFONES: (45)2101-1155 | TIM WhatsApp (45)99911-0095 | VIVO (45)99155-0155

< Ver todas as Doenças

Doutores responsáveis


Astigmatismo

O que é Astigmatismo ?

Trata-se de uma deficiência visual caracterizada pelo formato irregular da córnea. Isto faz com que a luz que penetra no olho se disperse, produzindo uma imagem borrada e provocando uma visão imperfeita tanto para perto como para longe. A idade dos pacientes que possuem o astigmatismo não é específica, podendo ser encontrada em pessoas de todas as faixas etárias. As suas causas não são bem conhecidas, mas o fator hereditário tem bastante influência.

Sintomas

Quando encontra-se em estado leve, pode passar despercebido, mas deve-se ficar atento a alguns gestos como franzir os olhos para enxergar melhor, reclamar de dores de cabeça, sensibilidade à luz ou fadiga (olhos pesados ou lacrimejamento) ou simplesmente perceber uma visão distorcida, pois podem ser os sinais de astigmatismo. O astígmata não percebe nitidamente os contrastes entre as linhas horizontais, verticais ou oblíquas: é comum confundir as letras próximas, como o “H”, o “M” e o “N” ou os números como o “8” e o “0” ou ainda os sinais como “+” e o “x”.

Tratamento

Em alguns casos, pode ser corrigido através de intervenções cirúrgicas a laser. Frequentemente, o astigmatismo é associado à miopia, à hipermetropia ou até à presbiopia (vista cansada). A sua evolução ao longo da vida é variável. Entretanto, um astigmatismo evolutivo pode ser sintoma de um ceratocone (distorção da córnea) e deve ser avaliado e controlado por um oftalmologista. Para o diagnóstico, um simples exame de vista pode revelar a existência do problema.

Prevenção

Não é possível evitar o aparecimento da doença, mas consultas anuais ao oftalmologista e detecção precoce ajudam a prejudicar a qualidade de vida do paciente. Em crianças, por exemplo, essa doença influencia negativamente o rendimento escolar e pode permitir o desenvolvimento da ambliopia (baixa acuidade visual permanente, mesmo com o uso de óculos). Para compensar o astigmatismo, é recomendado o uso de óculos com lentes tóricas ou cilíndricas, as quais equilibram os defeitos de curvatura da córnea.